segunda-feira, 30 de abril de 2018

Um olho de cada cor?

Você já viu animais e pessoas com um olho de cada cor?

Pois é... o nome dessa anomalia genética é heterocromia de íris e pode ser hereditária ou adquirida em decorrência de uma doença como glaucoma, diabetes, tumores, melanomas ou até pelo uso de medicamentos.

Esse é o Fred Corte, ele tem um olho verde e outro azul. Podemos chamá-lo também de "gato de olho ímpar".





A heterocromia pode ser total, como é o caso do Fred (uma íris de cada cor), radial (uma cor contorna a íris e outra o centro) ou ainda fragmentada (com manchas escuras espalhadas pela íris de um ou dos dois olhos).

Essas alterações podem ocorrer com mais frequência em animais de pelagem branca, com o gene branco dominante que inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante seu desenvolvimento, ficando assim com um olho de cada cor.
Todos os gatos filhotes possuem olhos azuis ao nascer e a coloração muda conforme o crescimento de azul para verde, verde para amarelo e de amarelo para laranja, assumindo a cor definitiva em fase adulta.

Alguns gatos brancos de olhos azuis têm chances genéticas maiores de serem surdos devido a degeneração da cóclea logo após o nascimento. Infelizmente esse é o caso do Fred, que é totalmente surdo.

O maior perigo para esses gatos surdos é de viverem soltos com acesso a rua, pois não poderão se defender da ameaça de outros animais e fugirem de serem atropelados caso estejam de costas.

No caso do Fred, a heterocromia é genética, hereditária, é benigna está acompanhada da surdez e não causa nenhum outro problema para sua saúde.

Para protegê-lo a tutora mantém o Fred dentro de casa e ele convive muito bem com outros gatinhos. 💙💚😍



Nenhum comentário:

Postar um comentário