Hoje gostaria de escrever sobre a leptospirose para vocês. Infelizmente neste fim de semana perdi meu paciente, o Paçoca, com a doença. É muito triste ver os animais que mais amamos sofrerem com os sintomas, por isso acho muito importante esclarecer de forma simples como isso pode ocorrer.
Lembrem-se! Somente o médico veterinário é o profissional capaz de identificar a doença, os sintomas, requisitar exames e tratar o animal. Jamais utilize medicamentos ou fórmulas caseiras indicados por pessoas não capacitadas, o tempo neste caso é precioso demais para ser perdido.
O centro de controle de zoonoses não quer confirmar números, mas estima-se que existam 15 ratos por habitante na cidade de São Paulo. É a praga urbana incontrolável desde o descobrimento do Brasil.
Os 3 tipos de ratos mais conhecidos são:
- Rattus rattus (rato de telhado)
- Rattus norvegicus (rato de esgoto)
- Mus muscullus (camundongo).

http://twisterecia.blogspot.com.br/2015/09/rato-de-estimacao-x-rato-de-esgoto.html
Os ratos podem ser encontrados em parques, galerias de esgoto, terrenos baldios, casas abandonados, locais onde se acumulam lixos e entulhos, ou sejam, são encontrados em locais onde possam se esconder e ter alimentos.
Após invadir o hospedeiro a bactéria segue via linfática e sanguínea e atinge: rins, fígado, cérebro e pulmões. O período de incubação (intervalo entre a contaminação e aparecimento dos sintomas) pode ser 2-30 dias, em média 10 dias.
Os sintomas podem ser:
- apatia
- inapetência
- sonolência
- febre ou temperatura abaixo do normal
- dores musculares e articulares
- vomito e diarreia (sanguinolentas ou não)
- pele, mucosa e olhos amarelados (icterícia)
- petéquias e hematomas (manchas roxas pelo corpo)
- insuficiência renal aguda
- angustia respiratória - Síndrome da Angustia Respiratória Aguda (SARA), principal causa da morte.
O tratamento pode ser iniciado mesmo antes da confirmação dos resultados dos exames, e inclui medicamentos injetáveis e antibióticos.
Para prevenir devemos:
- vacinar os cães anualmente (embora não temos proteção contra todos os sorovares patogênicos da doença)
- manter o quintal limpo, livre de entulho e lixo
- ralos e grelhas tampadas ou telados
- não deixar a ração exposta durante a noite, os ratos urinam nos potes e assim transmitem a doença a você e seus animais.
Por isso nunca devemos lavar os quintais sem proteção nos pés, usar sempre botas ou sapato fechado.
A lepstorpira sp. pode sobreviver no ambiente por semanas e meses, dependendo da temperatura, umidade, mas é facilmente morta por desinfetantes como o hipoclorito de sódio (presente na água sanitária).
Se você suspeitar de roedores em casa e alterações do comportamento de seu cão, procure um veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário